Equipe de MCR Conquista 3º lugar em Hackathon
O Hackathon integra o Programa Fruticultura, iniciativa que busca diversificar a produção agrícola no Oeste do Paraná, estimulando a inovação em toda a cadeia produtiva — desde o cultivo até a comercialização. O evento desafia os participantes a propor soluções que aumentem a produtividade no campo, fortaleçam a industrialização de produtos derivados e ampliem as oportunidades de exportação da produção frutícola da região, conectando o Paraná ao mercado global de frutas.
A jornada começou online, no dia 8, com três encontros de mentorias especializadas, e seguiu de forma presencial nos dias 13 e 14, reunindo jovens talentos, especialistas e instituições em um ambiente colaborativo. Foi nesse cenário que nasceu a solução “Fruto Certo”, uma plataforma criada para conectar produtores e consumidores de frutas, ampliando a eficiência logística, reduzindo desperdícios e apoiando o fortalecimento do pequeno agricultor.
O Instituto SISMETRO tem um motivo especial para celebrar: Além de ex-alunos, Esdras e Leonardo hoje são colaboradores da SISMETRO. Juntamente com Igor, eles levaram o nome da instituição ao pódio do Hackathon, conquistando o 3º lugar. A equipe recebeu uma premiação de R$ 1.600,00, mas, acima de tudo, obteve o reconhecimento pelo impacto social, inovação tecnológica e potencial transformador da proposta.

“Foi incrível participar do Hackathon Fruticultura, uma oportunidade de aprender muito, trocar ideias com pessoas incríveis e ver nossa solução ganhar forma. Mais do que a premiação, o que ficou foi a experiência de mostrar que a tecnologia pode realmente ajudar quem está no campo.”
Leonardo Maciel
Essa conquista reforça o compromisso do Instituto em formar profissionais capazes de transformar conhecimento em soluções reais, impactando não apenas suas carreiras, mas também toda a comunidade em que estão inseridos.